Fundamentos
Configurações
Nas configurações, você pode adicionar contas ou categorias adicionais para suas transações, definir um código PIN, configurar visualizações e muito mais. Aqui está uma breve visão geral:
- Configurações avançadas: Aqui você pode especificar mais detalhes, como o idioma, o design, o tamanho da fonte ou a localização do arquivo. Visualizações e métodos de cálculo também podem ser configurados.
- Código PIN / Touch ID: Ative ou desative o bloqueio do aplicativo. Cada vez que você abre o aplicativo, deve autorizar-se a ver seus dados.
- Alterar o código PIN: se o seu ID Facial ou Touch ID não funcionar, você deve definir um código PIN como alternativa. Você pode alterar este código PIN aqui.
- Contas: edite, exclua ou adicione contas adicionais para suas transações.
- Categorias: edite, exclua ou adicione outras categorias para suas receitas e despesas. Você também pode atribuir outras hashtags (subcategorias) a cada categoria criada.
- Importar e exportar: Ao importar dados, você tem a opção de importar dados existentes de um arquivo CSV ou de texto para o MoneyStats. Se você deseja disponibilizar os dados para outros programas, também pode exportá-los.
- Backup: Com a ajuda de backups, você pode criar backups de dados completos para se proteger contra perda de dados ou restaurar seus dados em outros dispositivos.
- Sincronização: Se você deseja sincronizar seus dados no MoneyStats com outros dispositivos, você pode adicionar todos os seus dispositivos aqui (Mac, iPhone, iPad). Todos os dispositivos inseridos lá terão acesso ao seu iCloud privado.
- Compras no aplicativo: Existem várias compras que você pode fazer no aplicativo para ativar recursos adicionais do MoneyStats ou para usar a sincronização de dados.
- Ajuda: Aqui você pode fazer perguntas ao meu chatbot. Tentei responder a todas as perguntas frequentes, mas você também pode me perguntar pessoalmente!
- Manual: um link para este manual! 🙂
- Tutoriais (vídeos): fiz uma série de vídeos explicativos no YouTube para apresentá-lo a vários tópicos do MoneyStats.
- Envie-me comentários: Aguardo todos os comentários, sugestões de melhorias e dúvidas. Meu objetivo é tornar o aplicativo o mais intuitivo possível e evitar bugs. Vou responder a todas as perguntas o mais rápido possível e a cada atualização tento tornar o MoneyStats ainda melhor!
- Siga-me no Instagram: Se você gosta do MoneyStats, ficaria feliz se você se inscrevesse no Instagram para se manter informado sobre os novos recursos e mudanças.
- Avalie o aplicativo: apóie meu aplicativo e me ajude a aumentar minha popularidade na Apple App Store, deixando-me 5 estrelas! Eu ficaria muito feliz! 🙂
- Imprimir: aqui você encontrará todas as informações legais sobre mim e o aplicativo.
Em Mais / Configurações / Configurações avançadas, você pode especificar mais detalhes. Visualizações e métodos de cálculo também podem ser configurados. Aqui está uma visão geral das várias opções:
- Idioma: Escolha entre chinês, alemão, inglês, francês, italiano, japonês, holandês, norueguês, português, russo e espanhol.
- Moeda principal: determine a moeda principal que deseja usar como base para suas avaliações. Se você usar outras moedas estrangeiras no MoneyStats, a taxa de câmbio da moeda principal será sempre calculada e salva. A moeda principal não pode ser alterada posteriormente.
- Estatísticas financeiras diárias: se as estatísticas financeiras diárias forem ativadas, você ocasionalmente obterá estatísticas informativas de suas finanças.
- Localização do arquivo: opcionalmente, você pode salvar seus arquivos (relatórios, fotos de documentos, backups, fotos de categorias, etc.) em seu iCloud Drive privado ou localmente em seu dispositivo.
- Qualidade do arquivo: aqui você pode escolher a qualidade em que os arquivos (por exemplo, fotos de documentos ou faturas) devem ser salvos. Dependendo do local de armazenamento do arquivo, eles são armazenados em resolução menor (modo: pequeno) ou resolução total (modo: muito alto).
- Design: aqui você pode alterar a cor do aplicativo.
- Modo escuro: no iOS 13 e macOS 10.14, o modo escuro está disponível. Aqui você pode decidir se deseja ativá-lo sempre ou não. No modo automático, no entanto, o aplicativo usa o modo selecionado do dispositivo.
- Tamanho da fonte: além do tamanho normal da fonte, você também pode aumentar a fonte em 3 níveis.
- Contraste: com contraste aumentado, os tons claros e escuros são mais claramente distinguidos por algumas cores e fontes.
- Modo teclado: No modo teclado estendido, há um outro campo à direita para fechar o teclado e um campo para salvar a transação no canto inferior direito.
- Teclado: Escolha entre uma visualização de cima para baixo em que as teclas numéricas vão de cima para baixo de 1 a 9. Ou uma visualização de baixo para cima, onde as teclas numéricas vão de baixo para cima de 1 a 9.
- Teclado de hardware: com o iPad, você pode usar opcionalmente o teclado de hardware como um teclado numérico.
- Exibir totais: Desative este modo para ocultar os totais abaixo das transações.
- Exibir linha de tendência: ative este modo para adicionar uma linha de tendência linear aos diagramas.
- Transferências estendidas: ative este modo para exibir outro botão no menu de visualização de transações, que permite transferir transações diretamente para outra conta.
Totais ocultos Linha de tendência ativada Transferências estendidas
- Exemplos ao inserir texto: Se você criar uma nova transação e inserir um texto nela (título, destinatário, uso ou comentário), serão mostrados exemplos de preenchimento automático se já tiver adicionado transações com o mesmo texto antes.
- Saldo da conta: Aqui você pode alterar o modo de cálculo do saldo da conta como deve ser usado na visão geral. Escolha entre final do mês, início do mês, final do dia e agora.
- Modo de saldo da conta: O modo de saldo da conta pode ser definido como simples ou estendido. No modo de saldo da conta estendida, as receitas e despesas individuais são exibidas como um pequeno gráfico de barras abaixo das transações na exibição de transações (no iPad à esquerda).
Exemplos ao inserir texto Saldo da conta (final do mês) Modo de saldo da conta (estendido)
- Início do mês financeiro: Por defeito, o respectivo mês começa sempre no primeiro dia do mês. Como alternativa, você pode atrasar o início do mês financeiro em alguns dias. Por exemplo, se você selecionar o dia 10, o mês de abril não será mais de 1º de abril a 30 de abril, mas de 10 de abril a 9 de maio
- Cálculo da previsão: aqui você pode escolher entre um cálculo de previsão média e exata. No cálculo exato da previsão, as previsões de saldos futuros são determinadas com base nas transações existentes. Com o cálculo da previsão média, por outro lado, os valores médios são determinados e os extremos são mitigados para um curso mais realista.
- Cálculo do orçamento: neste modo, você pode escolher se deseja calcular o orçamento disponível apenas com base nas categorias orçadas ou se deseja aplicá-lo a todas as categorias, mesmo que nenhum orçamento tenha sido atribuído a uma categoria. Por exemplo, se você tiver uma categoria de carro sem orçamento atribuído e criar uma nova despesa para essa categoria de carro, essa despesa ainda será deduzida de seu orçamento disponível se você tiver ativado o modo “Calcular orçamento para todas as categorias”.
- Período do gráfico: Aqui você pode configurar onde a linha do tempo do gráfico deve começar. No modo equilibrado, o período atual está no meio da linha do tempo. No entanto, se você preferir exibir o período anterior, também pode fechar a linha do tempo com o período atual. As alterações afetam todos os diagramas, como o balanço mensal ou o histórico do saldo da conta na visão geral ou os diagramas nas estatísticas.
- Saldo da conta (histórico): Com esta seleção múltipla, você pode determinar quais contas gostaria de ver como histórico de conta no diagrama da visão geral.
- Categorização: com esta função você pode categorizar todas as suas transações não categorizadas. Suas categorias e hashtags associadas são usadas para verificar se a transação contém certas palavras-chave no título, texto do destinatário, uso ou comentário. Nesse caso, a categoria correspondente é automaticamente atribuída à transação.
- Pesquisar hashtags: se você já criou outras subcategorias (hashtags) dentro de suas categorias, pode usar esta função para verificar suas transações por elas. Se certas palavras-chave agora estiverem contidas no texto do título, destinatário, uso ou comentário, as hashtags correspondentes serão automaticamente atribuídas às transações.
- Atalho de hashtag: Na visualização da transação, você pode atribuir automaticamente uma hashtag específica a uma transação pressionando a transação por mais tempo. Aqui você define qual hashtag deve ser atribuída.
- Atualizar taxas de câmbio: No modo offline, taxas de câmbio conhecidas temporariamente ou recentemente podem ser inseridas, para que uma atualização ocorra mais tarde. Se você atribuiu taxas de câmbio a certas transações que ainda não estão atualizadas, você pode usar esta função para atualizá-las automaticamente. Esta função também é realizada de forma automática ocasionalmente, por exemplo, quando o aplicativo é reiniciado.
- Excluir todas as transações: Todas as transações são excluídas aqui. Apenas outros dados como categorias, contas, hashtags, objetivos ou listas são retidos. Antes de fazer isso, você deve fazer um backup de seus dados!
- Excluir todos os dados: aqui, todos os dados do aplicativo são excluídos, ou seja, todas as transações, todos os orçamentos, todas as categorias e contas e tudo o mais no banco de dados são excluídos. Então você começa de novo do zero. Antes de fazer isso, você deve fazer um backup de seus dados!
Contas
Você pode resumir, gerenciar e avaliar suas transações em contas diferentes. As contas são uma subdivisão aproximada de suas transações, que você pode avaliar e filtrar nas estatísticas. Suas contas podem representar contas bancárias diferentes (por exemplo, “conta corrente”, “conta poupança” e “conta empresarial”), mas outros casos de uso também são possíveis, como contas para familiares ou associações.
Você pode encontrar as configurações da conta nas configurações (em Mais / Configurações / Contas). Lá você pode adicionar mais contas e editar ou excluir contas existentes.
Para criar uma nova conta, você deve clicar no símbolo de mais no canto superior direito. Em seguida, um nome de conta e moeda de conta são necessários. Opcionalmente, você pode especificar um tipo de conta especial (conta de pagamento ou conta poupança) para obter uma análise aproximada dos saldos das contas na visão geral e para agrupar as diferentes contas. No modo de estatísticas, você pode determinar se a conta deve ser avaliada ou não. Se a conta estiver definida como “não avaliada”, ela ainda será exibida, mas não será levada em consideração ao totalizar os saldos e avaliações da conta.
Como ponto final, você pode definir um saldo para a conta. Por padrão, o saldo da conta para hoje é criado. Como os saldos das contas são tratados como transações normais, você também pode alterar a data do saldo da conta posteriormente. Os saldos das contas manuais são exibidos em roxo no MoneyStats.
Para editar uma conta, basta clicar sobre ela nas configurações da conta. Então você pode editar todos os parâmetros mencionados acima.
Para excluir uma conta, você também precisa clicar na conta nas configurações da conta. Você pode então excluir a conta no canto inferior esquerdo. Observe que todas as transações na conta também serão excluídas!
Você pode determinar a organização de suas contas nas configurações de conta. Aqui você tem a opção de escolher a classificação por nome ou fazer uma classificação manual. Com a classificação manual, você pode organizar as contas individualmente clicando nas 3 linhas à direita. Você pode então determinar uma nova posição para a conta correspondente clicando novamente em outra posição da conta.
Com o limite do cartão, por exemplo, você recebe uma espécie de orçamento mensal para a conta do cartão de crédito. Por exemplo, se você inseriu 2.500 EUR lá e agora está criando uma nova transação para a conta do cartão de crédito, o saldo restante deste mês será exibido acima do teclado numérico quando você inserir um valor.
Se você deseja que o valor do cartão de crédito reivindicado seja pago automaticamente de uma de suas contas de pagamento todos os meses como estorno, você pode ativar “Pagamento automático” na parte inferior. Para isso, são necessárias informações adicionais, como a conta de débito, a data de fechamento e a data de pagamento.
A conta de débito direto serve como conta de referência para o cartão de crédito. Será feita uma transferência desta conta e o valor do cartão de crédito utilizado será novamente balanceado, para que você possa utilizar novamente o limite total do cartão de crédito no próximo mês. Além disso, você deve especificar o dia de fechamento para definir o período de cobrança do cartão de crédito. Por exemplo, se você selecionar o 31º dia aqui, o período de cobrança será sempre um mês inteiro. Se você escolher o 15º dia, o período do cartão de crédito sempre será compensado, por exemplo, de 16 de janeiro de 2022 a 15 de fevereiro de 2022.
Nota: Para que ocorra o débito automático no cartão de crédito, o interruptor para “Pagamento automático” deve estar ativado.
A dia de pagamento, por outro lado, é o dia em que a sua conta de referência é debitada. Este dia deve ser sempre posterior ao período de cobrança do cartão de crédito. Portanto, se já definimos o período de cobrança de 16 de janeiro de 2022 a 15 de fevereiro de 2022 e você agora seleciona o 17º dia como data de pagamento, por exemplo, o débito automático da sua conta de referência (“conta de débito”) ocorrerá dois dias após o dia de fechamento, ou seja, em 17 de fevereiro de 2022. Se, por outro lado, você escolher o 14º dia como dia de pagamento, este dia ainda estará dentro do período atual do cartão de crédito e, portanto, o 14º dia será definido no mês seguinte. O débito direto ocorrerá, portanto, em 14 de março de 2022. Isso deve ser levado em consideração.
Categorias
Com a ajuda das categorias, você pode categorizar suas transações. As categorias estão localizadas nas configurações (em Mais / Configurações / Categorias). Aqui você pode criar, editar ou excluir diferentes categorias para sua receita, bem como para suas despesas.
Para criar uma nova categoria, você deve clicar no símbolo de mais nas categorias no canto superior direito. Em seguida, insira um nome de categoria e você deve determinar se é uma receita ou despesa. À esquerda do nome, você pode escolher uma imagem de categoria adequada. Para usar uma imagem de categoria de suas próprias fotos, você deve rolar as imagens da categoria até o final. Lá você pode clicar no botão para selecionar uma foto própria.
Para a categoria, você pode especificar opcionalmente em Estatísticas, se deseja que seja avaliada ou não. Se a categoria for definida como “não avaliada” e agora você categorizar as transações com esta categoria, a transação correspondente não é considerada nas avaliações, mas apenas nos saldos das contas. Os valores das transações são colocados entre parênteses.
Note: A categoria especial “Transferência” é definida como “não avaliada” por padrão, de forma que as transferências de dinheiro de uma conta A para outra conta B não são levadas em consideração nos lucros ou perdas das avaliações. No entanto, isso também pode ser alterado editando a categoria especial e definindo o modo como “avaliado”.
Para poder fazer avaliações ainda mais detalhadas, existe também a opção de usar as hashtags. Essas hashtags são subcategorias ou palavras-chave para a categoria correspondente e também podem ser usadas para categorizar transações. Usando o exemplo da categoria “Mercearia”, você poderia adicionar as hashtags “Walmart”, “Aldi” e “Trader Joes” para identificar a distribuição de suas despesas de mercearia entre os supermercados individuais.
Note: Hashtags e orçamentos só podem ser adicionados a categorias que já foram criadas ou salvas.
Como você também pode atribuir um orçamento a cada categoria, também existe a opção na parte inferior de adicionar um orçamento às categorias que já foram criadas. Você será encaminhado diretamente para a visualização de orçamento.
Para editar uma categoria, basta clicar nela na visualização da categoria. Então você pode editar todos os parâmetros mencionados acima.
Para excluir uma categoria, você também deve clicar na categoria na visualização da categoria. Você pode excluir a categoria no canto inferior esquerdo. Observe que todas as categorizações das transações relevantes também serão removidas!
Você pode organizar suas categorias da mesma forma que as contas na visualização da conta. Aqui você tem a opção de classificar por nome, frequência ou por tópico, ou realizar uma classificação manual. Com a classificação manual, você pode organizar as categorias individuais individualmente clicando nas 3 linhas à direita. Você pode então determinar uma nova posição para a categoria correspondente clicando em outra posição de categoria novamente.
Também existe a opção de ativar a seleção rápida na vista de categorias. Com a seleção rápida ativa, categorias adequadas são exibidas acima do campo de valor, que podem ser usadas para categorizar rapidamente a transação. Dependendo da quantidade, as categorias mais relevantes são classificadas na frente. Por exemplo, se você inserir um valor entre US $ 5 e US $ 60, a categoria “Compras” será classificada primeiro. No entanto, se você inserir um valor superior, como US $ 800, a categoria “Aluguel” ou “Férias” será oferecida.
Se você deseja apenas alterar a imagem da categoria de uma categoria existente, você também pode clicar na imagem da respectiva categoria no canto esquerdo da visualização da categoria. Isso abrirá uma nova seleção de imagem, onde você pode escolher uma nova imagem.
Também serão oferecidos modelos para vários tópicos nas categorias existentes. Você pode usar isso para criar rapidamente novas categorias para suas receitas e despesas.