Estrutura e uso
Visão geral
Todas as avaliações importantes estão resumidas na página de visão geral. Dependendo do período ativo no topo, as avaliações se adaptam ao período de tempo correspondente. Por padrão, o mês atual é avaliado.
Por exemplo, se você definiu um orçamento para suas categorias de receita ou despesa, uma avaliação de orçamento é mostrada acima. Inclui dois menus: uma avaliação resumida do orçamento de todas as categorias (orçamentos (geral)) e uma avaliação do orçamento das categorias individuais (orçamentos (individualmente)). Para alternar entre as duas avaliações, você pode rolar o bloco de orçamento para a esquerda ou direita.
Abaixo segue o bloco para o gráfico de saldo da conta (saldo da conta (histórico)) e os balanços mensais, semanais e diários, bem como o balanço em tempo real. Os saldos das contas individuais são mostrados cumulativamente no curso do saldo da conta. Assim, você pode ver facilmente como o saldo de cada conta individual se desenvolveu ao longo do tempo. A legenda das cores dos gráficos de linhas individuais pode ser encontrada no bloco dos saldos das contas.
Dica: Com as Configurações avançadas (em Mais / Configurações / Configurações avançadas), você pode definir exatamente quais históricos de contas gostaria de ver e se o período atual deve começar no meio, no início ou no final dos gráficos de linha e de barras .
Se você rolar o bloco horizontalmente para o saldo mensal, pode ver rapidamente se obteve lucro ou prejuízo no período atual. Portanto, todas as suas receitas e despesas estão resumidas aí. Os resultados dos demais períodos podem ser conferidos no gráfico de barras a seguir. O saldo semanal e diário é avaliado da mesma forma. Os balanços aí também são ajustados de acordo com o período selecionado.
Por outro lado, no balanço em tempo real, é determinado um valor médio de receitas e despesas, que é calculado com base nas transações já registradas. Portanto, você não pode alterar o período aqui, uma vez que apenas o dia de hoje é avaliado. Se clicar no bloco do balanço em tempo real, pode efetuar outras configurações, por exemplo, especificando o seu horário de trabalho semanal, os dias úteis e a hora de início. Isso determinará com mais precisão o valor que você ganha (ou perde) por hora e você pode ver rapidamente quanto dinheiro já ganhou (ou perdeu) hoje.
Se você deseja alterar a organização dos menus ou deseja ocultar alguns menus na visão geral, pode configurar a visualização abaixo dos menus. Portanto, basta clicar em “Configurar visualização”.
Transações
Na visualização da transação, todas as suas receitas e despesas, bem como as transferências, são listadas. Você pode escolher uma única conta ou “Todas as contas” na parte superior central para visualizar todas as transações. Abaixo você pode escolher o período que limita as transações mostradas abaixo. Com as duas teclas de seta esquerda e direita ao lado, você altera o período para o mês anterior ou posterior. Para ativar o período atual, você pode clicar no período correspondente no meio (por exemplo, abril de 2020). No novo menu, existe a possibilidade de clicar em “Hoje”.
Por padrão, os períodos são exibidos mensalmente. Você pode alterar este modo no canto superior esquerdo dos critérios de filtro para exibir as transações trimestrais ou anuais. Você também pode alterar a classificação (por exemplo, por data, por valor ou por categoria) ou escolher uma ordem crescente ou decrescente. Na parte superior do filtro, existe a possibilidade de alternar entre diferentes visualizações. Na visualização padrão, as transações são exibidas normalmente, com um título, uma data e um remetente ou destinatário. A visão estendida, por outro lado, mostra mais detalhes, como o saldo da conta corrente para cada transação e outros comentários.
Dica: Se você alternar para a “Visualização estendida” no canto superior esquerdo do filtro, mais detalhes sobre cada transação serão visíveis, como o saldo da conta atual para cada transação. Recomenda-se classificar por data, para que o saldo da conta corrente faça sentido.
Clique em uma transação para abrir o menu de edição. Com o símbolo à direita, você pode editar a transação. Com o segundo símbolo da direita, você pode copiar a transação. O terceiro símbolo da direita mostra todos os detalhes da transação. Alternativamente, você pode segurar uma transação por mais tempo para ativar este menu. A transação é excluída com o símbolo à esquerda.
Para abrir as funções especiais da transação, você deve clicar no ícone da categoria na extrema esquerda (se a transação ainda não foi categorizada, o ícone da categoria é um retângulo vazio). Neste menu, você pode atribuir uma nova categoria à transação sem mudar para a visualização de edição. Além disso, você tem a opção de marcar a transação com uma bandeira colorida ou adicionar uma data de vencimento (os símbolos na extrema esquerda).
Dica: Se você abriu as funções especiais e manteve o símbolo da bandeira por mais tempo, você pode alterar a cor da bandeira sem mudar para a visualização de edição. Caso contrário, a última cor do sinalizador usada é definida por padrão.
No canto superior esquerdo do ícone da lupa, você pode pesquisar certas transações e aplicar outros filtros, como o período ou a categoria. Você também pode definir o marcador de sinalizador mencionado como outro critério de filtro. Desta forma, você pode encontrar rapidamente o que está procurando e apenas os elementos especificados são listados na visualização da transação!
A visualização da transação está aberta, mas qual é a maneira mais rápida de chegar hoje? Você pode fazer isso clicando no calendário no canto superior direito. Se o modo mensal estiver ativo, os dias individuais do mês calendário são mostrados aqui. Se você já criou uma transação para hoje (reconhecível por um pequeno ponto abaixo do dia), você pode simplesmente clicar no dia correspondente (aqui 3 de abril de 2020, marcado pelo fundo azul) e você será automaticamente deslocado para a linha de hoje . Se você clicar em um dia em que nenhuma transação foi criada, a janela para uma nova transação com o dia predefinido abre diretamente. Desta forma, você pode criar transações diretamente para um dia específico.
Dica: Se você clicar em 23 de abril de 2020 no calendário, por exemplo, será direcionado para a transação existente. O aplicativo lembra a data selecionada anteriormente pelos próximos 10 segundos. Se você clicar no símbolo de mais na parte inferior do meio durante esse tempo e criar uma nova transação, esta data – ou seja, 23 de abril de 2020 – será predefinida.
Todas as transações recorrentes não são apenas listadas na visualização da transação, mas também são resumidas em uma visualização separada. Você pode encontrar esta lista de todas as transações recorrentes no canto superior direito pelos símbolos de seta circular.
Estatisticas
Na visão de estatísticas, você pode gerar várias avaliações. Quanto mais detalhadas suas transações forem categorizadas, melhor e mais precisos os dados podem ser avaliados. O filtro no canto superior esquerdo desempenha um papel importante. Aqui você pode escolher entre os três modos básicos na parte superior: “Lucros e perdas”, “Previsão” e “Modo manual”.
O estado atual de suas receitas e despesas é avaliado no modo “Lucros e perdas”. Suas receitas e despesas são avaliadas em um gráfico de barras e você pode ver imediatamente em que período obteve lucro ou prejuízo.
Dica: Se você deslizar para a esquerda ou direita dentro do gráfico de barras no modo “Lucro e perda”, os meses exibidos serão deslocados para frente ou para trás.
Todas as barras avaliadas também estão listadas abaixo do diagrama (no iPad à esquerda). Para ver quais receitas e despesas individuais se somam em uma barra, você pode simplesmente clicar no valor do período na lista. Uma visão da transação do período correspondente é aberta.
Abaixo do resumo, algumas avaliações básicas também são geradas, como seus ganhos médios por mês ou o maior gasto no mês anterior.
Com o filtro no canto superior esquerdo você pode especificar suas avaliações. Aqui, por exemplo, você tem a opção de avaliar apenas uma conta específica ou apenas uma categoria específica. Vários filtros podem ser ativados ao mesmo tempo. Se um filtro estiver ativo, o símbolo no canto superior esquerdo é mostrado preenchido! Para desligar todos os filtros ativos, você pode simplesmente clicar no filtro no canto superior esquerdo e então clicar em “Reiniciar filtro” abaixo do menu.
Mas isso está longe de terminar! Além das configurações de filtro selecionadas, hashtags (subcategorias) ou outras palavras-chave (por exemplo, título, destinatário / remetente ou comentários) podem ser avaliadas no campo de texto no canto superior esquerdo do símbolo da lupa. Dependendo da letra inserida, hashtags adequadas aparecem abaixo do campo de texto e podem ser ativadas opcionalmente. Claro, várias hashtags também podem ser ativadas ao mesmo tempo. As avaliações nos diagramas se adaptam automaticamente aos critérios de filtro recém-definidos.
No modo “Previsão”, seu lucro ou perda médio é determinado usando os critérios de filtro selecionados e extrapolado para os meses e anos futuros. Por exemplo, se você ativar a categoria “Salário”, seu salário médio será calculado como um lucro mensal. Então, você pode ver nos diagramas quanto salário você provavelmente receberá nos próximos meses ou anos.
Dica: Com as configurações avançadas (em Mais / Configurações / Configurações avançadas), você também pode ativar uma linha de tendência ou alterar o modo de cálculo dos valores de previsão.
O modo “manual” é ativado automaticamente assim que você definir seu próprio período no canto superior direito ou gerar uma visão cumulativa. Na visualização manual, os valores são avaliados em um diagrama de linha. A linha verde representa o curso real e a linha roxa representa o curso teórico. A legenda das cores pode ser encontrada abaixo dos menus.
Gráficos de pizza
Nos gráficos de pizza, suas categorias principais são mostradas como uma porcentagem em diferentes setores do círculo. Portanto, aqui você pode ver rapidamente qual é a participação de uma determinada categoria em sua despesa ou receita total em um determinado período. Para não distorcer o gráfico com uma mistura de receita e despesa, há um gráfico de pizza separado para receita e despesa. Você pode alterar o modo acima do gráfico de pizza.
Todos os setores coloridos podem ser encontrados no gráfico de pizza e também podem ser clicados. No centro do gráfico de pizza, a soma muda de acordo com o setor do círculo ativo. As categorias individuais também podem ser encontradas abaixo do gráfico de pizza. Se você clicar em uma única categoria, o menu de edição é aberto. À direita, você pode abrir a visualização da transação para a categoria selecionada. Você verá uma lista das transações individuais que compõem a soma. Você pode abrir as estatísticas com o segundo símbolo da direita. Aqui, você não apenas altera a visualização, mas também alguns critérios de filtro são definidos automaticamente. Por exemplo, se você clicar na categoria “Roupas” e, em seguida, no segundo ícone no menu de edição da direita, você ativa automaticamente a categoria “Roupas” na visualização de estatísticas no canto superior esquerdo sob os critérios de filtro. As avaliações, portanto, representam apenas a categoria “Vestuário”.
Se você atribuiu hashtags adicionais (subcategorias) a uma determinada categoria, pode usar o terceiro símbolo da direita para avaliar as hashtags individuais (consulte #Walmart, #Aldi, #Supermarket, etc.).
Com o filtro no canto superior esquerdo, você pode especificar sua avaliação análoga aos capítulos anteriores e, por exemplo, avaliar apenas uma determinada conta ou ajustar o cronograma.
Finalmente, existe também a possibilidade de avaliar a receita e a despesa juntas em um diagrama. Para fazer isso, clique na estrela no centro superior. Aqui você pode ver suas receitas em relação às suas despesas.
Objetivos
Você pode usar as metas para rastrear e gerenciar suas metas de economia financeira. Por exemplo, se você deseja fazer uma viagem tão esperada ou está sonhando com um carro novo, coloque parte de sua renda de lado e invista em sua meta de poupança!
Existem duas opções básicas:
- Modo automático: neste modo, suas receitas e despesas são usadas para calcular automaticamente quando você provavelmente alcançará sua meta de economia.
- Modo manual: neste modo, você pode gerenciar sua meta de economia manualmente de acordo com suas necessidades e definir seu próprio cronograma.
Para criar uma nova meta de economia, clique no símbolo de mais no canto superior direito em “Mais / Objetivos”. O menu de edição da meta de economia é aberto.
Nenhuma ação adicional é necessária no modo automático. Basta definir um título e um valor que deseja economizar e, com base em suas receitas e despesas, é calculado automaticamente quando você provavelmente alcançará sua meta de economia. Se você também definir uma conta para a meta de economia, os cálculos da previsão serão realizados apenas com base na conta selecionada. Com este modo, você pode ver rapidamente quando alcançará sua meta sem ter que pagar manualmente.
Com a ajuda do modo manual, no entanto, você pode gerenciar e avaliar sua meta de economia individualmente. Além do título e do valor, você também especifica o período de tempo em que deseja atingir sua meta de economia. Com base em suas entradas, você pode ver quanto dinheiro você tem de reservar por mês para atingir sua meta de economia. Sua meta manual está firmemente vinculada a uma conta específica. Se você escolher “Nova Conta”, no entanto, uma nova conta poupança será criada para o seu objetivo. O saldo dessa conta de poupança vinculada é a base para o cálculo de sua meta de poupança. Existem duas maneiras de aplicar dinheiro em sua meta de economia manual. Ou você paga diretamente na conta poupança, criando uma nova receita ou uma nova transferência. Ou você pode abrir a meta de poupança correspondente em “Mais / Objetivos” e depositar um valor diretamente clicando em “Depósito”. No menu a seguir, você pode inserir um valor e, opcionalmente, escolher uma conta da qual o valor deve ser debitado. Nesse caso, uma nova transferência será criada. Por outro lado, se você deixar a conta em “Nenhuma conta definida”, uma nova receita é simplesmente criada na conta poupança.
Orçamentos
Na visualização de orçamento, todas as suas metas financeiras (metas de orçamento) e limites (limites de orçamento) são listados. Dessa forma, você fica de olho nas suas receitas e despesas e economiza dinheiro.
- Você pode criar metas de orçamento para suas categorias de renda. Então você dá a si mesmo uma quantia que deseja gerar de acordo com o plano.
- Você pode definir limites de orçamento para suas categorias de despesas. Portanto, você estabelece um limite financeiro para si mesmo e tenta segui-lo.
Para alternar entre esses dois modos, você pode escolher entre receitas e despesas na parte superior central (no iPad, parte superior esquerda). Para criar um novo orçamento, você deve clicar no pequeno mais no canto superior direito ou editar uma categoria existente clicando em uma categoria abaixo do gráfico de pizza (no iPad à direita) e editando-a (símbolo na extrema direita) .
Você pode descobrir mais sobre como criar orçamentos no capítulo: Funções principais.
No gráfico de pizza grande você pode ver imediatamente quanto orçamento ainda tem no total para suas despesas (modo ativo: despesas) ou quanta receita você ainda tem que gerar para atingir sua meta de orçamento (modo ativo: renda). Todos os orçamentos individuais podem ser encontrados abaixo do gráfico de pizza (ou no iPad à direita). O gráfico de barras mostra quanto orçamento você deixou para cada categoria. Conforme mostrado na imagem acima, você já gastou US $ 100,00 no total orçado de US $ 250,00 em abril para a categoria de despesas “Roupas”. Isso deixa você com US $ 150,00 para o resto do mês. Se você ultrapassou o limite de seu orçamento, conforme mostrado aqui na categoria “Férias”, a barra fica vermelha. O valor do orçamento restante ou excedido é mostrado à direita acima da barra. Para obter mais informações sobre os orçamentos, você pode manter pressionada a categoria de orçamento ou, alternativamente, clicar no símbolo de informações no menu de edição. Todas as categorias que ainda não foram orçadas podem ser encontradas abaixo das categorias orçadas.
Dica: Nas configurações avançadas, você também pode alterar o modo de cálculo de seus orçamentos. Por padrão, o orçamento é calculado apenas para categorias orçadas. Você pode encontrar o modo ativo abaixo das categorias de orçamento.
Para tornar os diferentes orçamentos comparáveis, eles são divididos em um orçamento por dia. Portanto, o valor do orçamento depende do período selecionado e do intervalo do orçamento. Por exemplo, se você criar um orçamento para o intervalo de 15 de abril a 15 de maio de US $ 500, terá aproximadamente metade dele disponível em abril e a outra metade em maio. Semelhante às outras visualizações em MoneyStats, você pode alterar o período no canto superior esquerdo das configurações de filtro para mudar para um modo mensal, trimestral ou anual.
Além disso, existe também um “intervalo total” como opção. Esta visualização mostra o orçamento para todo o período. Se o seu orçamento de US $ 100 por mês estiver definido de 01/01/2020 a 31/12/2022, então todo esse período será avaliado. Será mostrado um orçamento disponível de US $ 2.400.
Antevisão: O modo “Período atual” será adicionado nas próximas atualizações. Se, por exemplo, você definiu diferentes intervalos de tempo para seus orçamentos, por exemplo, um orçamento para seguro de automóveis todos os anos e um orçamento para atividades de lazer a cada 2 meses, o orçamento ativo será exibido em função do dia atual. Os valores orçamentários individuais, portanto, não são levados a um denominador comum.
Além da visualização normal da barra, há também um gráfico de pílulas como visualização alternativa. Aqui você pode ver vários períodos rapidamente, para que possa reagir melhor de forma proativa aos gargalos financeiros.
Comparações
Como o título sugere, você pode usar a visualização de comparação para comparar diferentes valores e tendências em suas finanças. Combine categorias em momentos diferentes ou compare suas receitas e despesas. Dependendo das configurações, você pode compilar vários dados e avaliá-los como um diagrama.
Com um clique no sinal de mais no canto superior direito, você cria uma nova comparação. Você primeiro atribui um nome e, em seguida, define as condições de limite de sua comparação:
- Mensal, Trimestral, Anual: O intervalo no qual você deseja comparar suas transações.
- Gráfico de barras, gráfico de linhas: o tipo de gráfico como sua comparação deve ser exibida.
- Ativado / desativado cumulativamente: Se o modo cumulativo estiver ativado, um aumento aditivo ocorre com cada valor adicional.
Neste exemplo, você cria uma nova comparação para sua receita comercial anual, avaliada como um gráfico de barras. Inicialmente, apenas uma seção superior é criada. Você pode então adicionar outras subseções a esta seção principal, que são avaliadas como barras em seu diagrama.
Para criar uma nova subseção, você deve clicar na seção principal criada anteriormente. No menu de edição, você deve clicar no segundo símbolo da direita para adicionar uma nova subseção. Todos os parâmetros que você deseja atribuir à sua nova subseção estão agora definidos aqui e, com base nesses valores, a subseção é adicionada e avaliada como uma nova barra em seu diagrama. Para incluir todas as transações de todas as suas contas, selecione “Todas as contas”. Como queremos considerar apenas a receita comercial neste exemplo, você agora seleciona a categoria “Comercial” para que apenas as transações atribuídas à categoria “Comercial” sejam avaliadas. Você também pode especificar se deseja somar apenas os valores positivos ou apenas os valores negativos, escolhendo apenas a receita ou apenas os valores de despesa. Não desejo fazer mais especificações aqui e, em vez disso, escolher “Receitas e despesas”. Por fim, escolho o ano que gostaria de ter avaliado para minha subseção.
Dica: Para que você não precise adicionar todas as subseções manualmente, também existem alguns modelos ao criar uma primeira nova subseção. Se você escolher, por exemplo, “Comparação de contas” ou “Comparação de categorias”, subseções são criadas automaticamente para todas as suas contas ou categorias.
Da mesma forma, você pode adicionar outras subseções ou anos adicionais. Cada subseção é listada abaixo da seção principal e cada seção pode, obviamente, ser editada. Se você criou várias seções principais, apenas as subseções da seção principal ativa são mostradas. Para ativar uma nova seção principal e avaliá-la no diagrama no topo, você deve clicar na seção principal e clicar com o botão esquerdo no menu de edição. Para editar uma seção ou subseção, você deve clicar no ícone na extrema direita. Para excluir uma seção, você deve primeiro editá-la e depois removê-la usando o botão no canto inferior esquerdo.
Relatórios
Com a ajuda dos relatórios, você pode gerar avaliações detalhadas. Os relatórios podem ser exportados como um arquivo PDF ou compartilhados com outros programas ou pessoas. Eles são muito bons para obter uma visão geral rápida de suas próprias finanças.
Dependendo da aplicação, existem diferentes tipos de relatórios. Até agora, existem os seguintes tipos de relatórios:
- Relatório financeiro: um relatório provisório sobre suas finanças e orçamento.
- Extrato da conta: Resumo de todas as suas receitas e despesas, incluindo saldos em conta corrente.
- Desenvolvimento da conta: Projete o saldo da conta nos próximos meses e anos.
- Lucros e perdas: soma das receitas e despesas por categoria e período.
- Avaliação das categorias: Resumo da distribuição percentual por categoria e período.
Dependendo do tipo de relatório, você pode fazer várias configurações. Com o tipo de relatório “Extrato de conta” você tem, por exemplo, a possibilidade de definir uma conta específica. No entanto, se você deseja gerar um extrato bancário de todas as suas contas, selecione “Todas as contas”. Finalmente, você deve determinar o período em que o extrato da conta deve ser avaliado. Para uma operação mais rápida, também existem períodos predefinidos abaixo da seleção de data (por exemplo, abril de 2020 ou 2020) em que você pode simplesmente clicar. As datas de início e término de seu período serão ajustadas de acordo.
Se essas opções de configuração não são suficientes para você e você deseja definir com mais precisão o que deve ser avaliado no extrato da conta, você também pode clicar em “Filtro avançado”. Lá você tem a oportunidade de selecionar várias contas, categorias e hashtags ou ativar certas marcações de bandeira.
Quando você cria um novo relatório, uma visualização da web do relatório é criada primeiro (arquivo HTML). Para criar um arquivo pdf a partir deste relatório, você deve clicar no ícone de compartilhamento no canto superior direito. Assim que tiver gerado o arquivo pdf, você pode compartilhar o arquivo com outros programas ou pessoas ou salvá-lo em seus arquivos.
Dica: Depois de criar o relatório, você pode aumentar e diminuir o zoom usando dois dedos na janela.
Mas os tipos de relatório também aparecem em outros lugares, por exemplo nas “Listas” e na “Visão geral”. A cada novo mês, há um relatório financeiro gratuito na página de visão geral. Isso avalia o mês anterior e sempre pode ser encontrado no topo como uma nova postagem.
Listas
Usando as listas, você pode coletar certas transações com base em critérios de filtro e gerar relatórios especialmente personalizados.
Um exemplo de aplicação é uma lista para a “Declaração fiscal 2020”. Lá você pode definir que deseja apenas que sejam avaliadas as transações com determinadas hashtags como “custos de publicidade”, “comercial”, “artesão”, etc. e que apenas deseja considerar a “conta empresarial”. Assim que você cria novas receitas e despesas e as rotula com as hashtags correspondentes, elas são automaticamente adicionadas à lista correspondente e avaliadas. No final do ano, você pode finalmente gerar um relatório de sua lista e ver imediatamente todas as suas transações de declaração de impostos sem ter que procurá-las em seus registros.
Dica: Para marcar as transações de suas listas, você pode usar as hashtags. Como você também pode ativar hashtags de diferentes categorias para suas transações, faz sentido criar uma categoria fictícia para certas categorizações, por exemplo, a categoria principal “Pessoas” com as subcategorias (hashtags): “Homem”, “Mulher” e “Criança ” Se o homem já pagou os custos da gasolina, pode primeiro clicar na categoria principal “Gente” e ativar a hashtag “Homem” e só a seguir efetuar a categorização propriamente dita selecionando a categoria “Gasolina”.
Outro exemplo de lista é “Férias 2019”. Se você deseja criar um relatório financeiro no final do feriado ou quer saber quem deu mais palmadas, basta atribuir as hashtags “Férias 2019” e “Criança” à sua lista. Todas as transações com as hashtags “Férias 2019” e “Criança” serão avaliadas em sua lista correspondente.
Você pode gerar os seguintes tipos de relatório de suas listas:
- Extrato da conta: Resumo de todas as suas receitas e despesas, incluindo saldos em conta corrente.
- Lucros e perdas: soma das receitas e despesas por categoria e período.
- Avaliação das categorias: Resumo da distribuição percentual por categoria e período.
Para criar uma nova lista, você deve clicar no símbolo de mais no canto superior direito. Em seguida, você pode definir os critérios de filtro na lista e salvá-los. Na visualização de lista, você tem a opção de alterar a classificação ou clicar em um elemento da lista. No menu de edição, você pode editar a lista (símbolo na extrema direita), gerar um relatório da lista (segundo símbolo da direita), ver todas as transações incluídas (terceiro símbolo da direita) ou excluir a lista (símbolo no esquerda longínqua).